Câmara aprova a denominação de duas ruas do Município

por Gerência Legislativa — publicado 17/09/2021 11h20, última modificação 17/09/2021 11h20
Projetos de Lei do Vereador José Resende Moura (Juquinha do Táxi) foram aprovados na reunião ordinária de 14 de setembro de 2021

Dois projetos de lei dos vereadores José Resende Moura (Juquinha do Táxi) foram aprovados na reunião ordinária de 14 de setembro de 2021. O PL de nº 27/2021 atribui o nome de José Luiz de Moura (José Aprígio) a um logradouro no Bairro Castro e o de nº 28/2021, que denomina Rua Laura Gonçalves Ferreira o logradouro de nº 02, do Bairro São Lucas.

As matérias foram colocadas em votação na sessão e aprovadas por unanimidade.

As matérias buscam também regularizar a denominação do referido logradouro perante os órgãos competentes, de modo que os serviços como os Correios e o SAMU possam utilizar de referências concretas para a entrega de mercadorias e a prestação do socorro nos momentos de urgência, uma vez que as ruas supramencionadas estão identificadas apenas com um número e não com nomes.

Projeto de Lei nº 27/2021 - Histórico do homenageado (José Luiz de Moura - José Aprígio) nas palavras do autor:

"José Luiz de Moura era conhecido como José Aprígio, nasceu em 16 de outubro de 1941, residiu em Entre Rios de Minas por 35 anos, trabalhando desde os 13 anos de idade em fazendas, no duro trabalho na lavoura, plantando milho, feijão e arroz. Sua esposa, Maria Cândida de Jesus, faleceu há 35 anos, deixando três filhas, à época ainda adolescentes e crianças, envidando todos os esforços para a sua criação. Faleceu aos 78 anos em 2019, vítima de um câncer. Mesmo em tratamento, não deixou de trabalhar em nenhum dia, demonstrando total superação, sem esmorecer. Do leito do hospital, lembrava aos médicos de sua “obrigação”, dizendo sempre que não poderia permanecer internado pela necessidade de trabalhar.

A figura de José Aprígio nos chama à homenagem de um homem lutador que, dia e noite, buscou conceder uma vida melhor para seus filhos e, com seu esforço e suor, proporcionar a dignidade no trabalho, restando merecida a eternização de um nome em rua para que as próximas gerações o tenham como espelho de dedicação."

Projeto de Lei nº 28/2021 - Histórico da homenageada (Rua Laura Gonçalves Ferreira) nas palavras do autor:

"O nome ao qual pretendemos homenagear é o da Sra. Laura Gonçalves Ferreira, mãe de 05 filhos, falecida aos 87 anos, que se dedicou ao cuidado das crianças dos vizinhos ao longo de muitos anos. De alma caridosa, pensava somente em prover o bem ao próximo, mesmo com todas as dificuldades pelas quais passava. Em momentos de ausência de alguma pessoa por doença, acolhia as crianças em sua casa, tratando-as junto dos filhos. 

De perfil conciliador, era reconhecida por sempre aconselhar nos momentos de conflito, fossem as famílias amigas ou mesmo entre os filhos em momentos de brigas. Era muito procurada também pelas suas orações, confiando seu destino a Deus, fazendo “simpatias” para a cura de algumas enfermidades como bronquites, até mesmo recorrendo à cura por meio das ervas e chás."