Grupo de vereadores encaminha pedido de recursos a deputado para reconstrução de pontes

por Júlia Resende, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 26/01/2023 10h17, última modificação 26/01/2023 10h17
Roni Enfermeiro, Joãozinho Cricri, Levi da Costa, Denis Andrade e Thiago Itamar (Ted) destinaram o ofício ao Deputado Thiago Cota
Grupo de vereadores encaminha pedido de recursos a deputado para reconstrução de pontes

Vereador Roni Enfermeiro e Deputado Thiago Cota

Na última terça-feira (24), o Presidente da Casa Legislativa, Ronivon Alves de Souza (Roni Enfermeiro), compareceu ao gabinete do deputado estadual Thiago Cota na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O objetivo principal da visita foi levar os ofícios assinados pelo presidente e os demais vereadores João Gonçalves de Resende (Joãozinho Cricri), Levi da Costa Campos, Denis Andrade Diniz (Denis da Escolinha) e Thiago Itamar (Ted), pelos quais solicitam o envio de recursos para reconstrução da ponte da comunidade dos Faleiros, assim como para aquisição de tubulões que serão utilizados para a reconstrução das outras pequenas pontes que desabaram em decorrência das chuvas. Foram encaminhados dois ofícios, sendo anexo a um deles, projetos de engenharia que contêm um mecanismo moderno e que buscará suportar o volume de água quando em casos semelhantes.

A ponte objeto do documento é a que liga a sede do Município de Entre Rios de Minas às comunidades dos Faleiros, Bom Jardim dos Coelhos, Montijo e ao Município de Resende Costa. Esta foi derrubada no dia 23 de dezembro de 2022 em decorrência de uma forte chuva que caiu sobre a cabeceira do Rio Brumado, impactando o tráfego de moradores das referidas comunidades.

Os vereadores destacaram ao Governo do Estado também a urgência da reconstrução, uma vez que o caminho alternativo utilizado pela população é marcado por morros íngremes que exigem dos motoristas o esforço ao transitar em tempos de chuva, gerando riscos à sua segurança. Diante da situação e visando, entre outras coisas, o reconhecimento do estado de calamidade pública junto a Defesa Civil Estadual e o consequente alcance a recursos para reconstrução das pontes, foi declarada a Situação de Emergência pelo Prefeito Municipal, de acordo com o Decreto Municipal nº 2.851, de 23 de dezembro de 2022.

- Veja a matéria completa da visita feita pelos vereadores aos locais com as pontes comprometidas

Ponte que caiu do dia 23 de dezembro na comunidade dos Faleiros

O envio do documento ao Deputado já havia sido conversado com o Executivo Municipal e a aquisição dos tubulões foi a solução encontrada junto à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura para a reconstrução imediata das pontes. A Câmara Municipal reforça seu compromisso com a população em buscar melhorias e garantia aos direitos de todos.