Câmara marca presença na Conferência de Assistência Social

por adm publicado 22/06/2017 21h00, última modificação 19/08/2017 15h56

A Câmara Municipal marcou presença na abertura da IX Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na tarde desta sexta-feira, no auditório da Escola Municipal Dom Oscar de Oliveira. Participaram do encontro os vereadores Anésio da Costa Reis, o presidente Franklin William e Levi da Costa Campos.

Com o tema "Garantia dos Direitos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no Município de Entre Rios de Minas", o encontro visa promover um debate sobre as diretrizes da política de assistência social, com medidas que possam ser implantadas pelo Executivo de acordo com a viabilidade orçamentária e financeira.

Em sua fala, Franklin destacou a necessidade de se pensar em conjunto a política de assistência social, abordando a questão da dificuldade financeira dos Municípios, mas ressaltando a necessidade de apoio às entidades filantrópicas como a APAE, o Asilo Dona Alzira Ribeiro, a Apadeq e o Hospital Cassiano Campolina.

O presidente falou ainda sobre a aprovação, pelos vereadores, do projeto de lei 27/2017 na reunião ordinária da última quinta-feira. O texto autoriza ao Executivo a conceder a subvenção às entidades, em conformidade com o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Lei 13.019/2014, garantindo um repasse para que as entidades possam continuar a desempenhar suas atividades.

Além disso, o presidente pediu à assistente social do Município para que possa atender ao pleito dos integrantes do clube da terceira idade, a fim de que as atividades possam voltar a ocorrer semanalmente, garantindo o entretenimento e o lazer aos participantes.

Além das autoridades locais, a diretora da Sedese Regional, Meirilane Cardoso traçou um panorama a respeito das políticas de assistência social, dos desafios e dos avanços nos últimos anos, fazendo um apelo para que o Poder Público possa aprimorar estas conquistas e garantir à população a assistência social sem cortes de direitos.