Recursos para poço artesiano assegurados
Os vereadores de Entre Rios de Minas aprovaram, em reunião ordinária do dia 19 de outubro, o projeto de lei nº 52/2017, que autoriza a abertura de crédito para a construção de um poço artesiano na comunidade de São José das Mercês, no Gambá. Enviado à Câmara pelo Prefeito Municipal, o texto solicitava a autorização para aplicar R$ 40 mil, empenhados na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura para garantir a construção do equipamento no povoado. Sancionada, a matéria se tornou Lei 1.752, de 23 de outubro de 2017.
Na justificativa do projeto de lei, que tramitou em regime de urgência, o prefeito argumenta que o valor não constava na dotação orçamentária para esta despesa, destacando a urgente demanda de construção de um poço artesiano na comunidade, já que o poço da Pedra Negra não seria suficiente para atender no abastecimento de água potável.
Além disso, destacou que a crise hídrica enfrentada pelas comunidades é decorrente do longo período de estiagem. A reivindicação inclusive já havia sido objeto de indicações e requerimentos dos vereadores Franklin William e Cláudio Reis (PSDB), encaminhados ao Executivo e também à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Manifestando sua preocupação com demais comunidades que necessitam da construção de poços, o vereador Daniel Vieira (PSB) questionou sobre o pedido de construção de um poço na comunidade de São José das Neves, a Rua do Fogo. O texto foi aprovado em primeira e segunda discussão.