Vereadores recebem manifestantes na futura sede do Legislativo Municipal

por adm publicado 30/03/2017 21h00, última modificação 14/08/2017 10h28

Durante uma visita às futuras instalações da nova sede da Câmara Municipal de Entre Rios de Minas, na manhã desta sexta-feira (31), o vereadores receberam um grupo de manifestantes, constituído por professores e alunos, que protestava contra a Reforma da Previdência Social. A reunião ocorreu no espaço que abrigará o plenário da Casa, onde eles expuseram a sua indignação perante as mudanças que o Governo federal pretende implementar em relação à aposentadoria.

Os vereadores ouviram com atenção às falas de cada um, nas quais pontuavam sua preocupação em relação aos direitos conquistados com muito esforço pelos trabalhadores ao longo de décadas. Os manifestantes criticam o estabelecimento da idade mínima, da obrigatoriedade de 49 anos de contribuição para a aposentadoria integral, além de outras medidas que venham a impactar no atendimento da Previdência Social garantido por lei à população.

Após as explanações, os vereadores se posicionaram contra a reforma e opinaram de forma contrária às medidas que vêm sendo impostas, sem o devido diálogo com os setores da sociedade. O vereador Roni Enfermeiro disse que não se trata de uma briga partidária, mas de uma luta que deve envolver todos os trabalhadores. Já o vereador Daniel também destacou ser necessária a mobilização dos políticos no plano municipal para cobrar a ação dos deputados em nível federal e estadual.

O presidente Franklin William, que convidou os manifestantes para o diálogo, se comprometeu a cobrar aos deputados a proposição de emendas que assegurem direitos que já estão garantidos e que não permitam que tais medidas passem da forma como estão.

Franklin se comprometeu ainda a encaminhar uma carta assinada por todos os vereadores e um abaixo-assinado aos deputados federais e estaduais repudiando a proposta da reforma da Previdência apresentada. Na oportunidade, ele destacou também que o novo prédio da Câmara será inaugurado em breve e poderá oferecer mais um espaço de mobilização para Entre Rios, inclusive com atividades como a Câmara Mirim.