Nova lei homenageia “Tia Naná”, atribuindo nova denominação ao Centro Municipal de Ensino Infantil “Entre Rios”
A saudosa Maria da Glória, conhecida pelos entrerrianos como Tia Naná, terá seu nome eternizado na história da educação do município de Entre Rios de Minas com a nomeação do “Centro Municipal de Ensino Infantil ‘Entre Rios’” como “Centro Municipal de Ensino Infantil Professora Maria da Glória Moraes Leão (Tia Naná)”. A homenagem foi realizada com a sanção da Lei Municipal nº 1.961/2022 no dia 26 de dezembro de 2022, que passou a vigorar na mesma data. A proposta, de autoria dos vereadores Joãozinho Cricri e Roni Enfermeiro, foi aprovada pelos vereadores na Reunião Ordinária realizada no dia 20 de dezembro.
Durante a reunião, os autores do projeto reforçaram a importância de Tia Naná para a cidade e Joãozinho Cricri se emocionou ao lembrar da amiga: “Tia Naná eu considero como mãe. Pelo que ela fez para o ensino municipal de Entre Rios e por sua humildade, ela merecia mais.” Os parlamentares relembraram suas experiências pessoais com a munícipe e manifestaram total apoio ao projeto. O então Presidente da Câmara, Thiago Itamar (Ted), contou sobre a ideia do projeto, que partiu da esposa do vereador Ronivon Alves (Roni Enfermeiro), Fernanda. Por fim, ele convidou a filha da Maria da Glória, Sra. Isolina para se manifestar na Tribuna Livre. Ela agradeceu a todos os vereadores pelo apoio e demonstrou sua admiração pela mãe: “Ela foi muito respeitada, muito batalhadora pela educação aqui no município. Eu me sinto super lisonjeada, honrada demais, em saber o que a minha mãe representou para todos.”
Veja mais sobre as contribuições de Maria da Glória para o município:
Tia Naná deixou suas primeiras marcas em Entre Rios quando assumiu uma das duas classes de crianças existentes na Escola Estadual “Ribeiro de Oliveira”, onde iniciou sua batalha para ampliar o atendimento às crianças de pré-escola.
Em 1981, com a ajuda de membros da comunidade, criou uma turma de aproximadamente 60 crianças para ministrar aula no salão da Sociedade Musical de Nossa Senhora das Brotas. A iniciativa visava comprovar a necessidade de uma escola específica de preparação para as crianças de 5 e 6 anos. Após inúmeras tentativas, foi criada a Escola Estadual Infantil de Entre Rios, conhecida como Escolinha do Lápis, desvinculada da Escola Estadual “Ribeiro de Oliveira”. Tia Naná dirigiu a instituição de 1982 a 1991.
A professora trabalhou por mais de 30 anos em prol da educação no Município. Foi funcionária da Creche Municipal Dona Ana Gonçalves da Cunha e participou do grupo de fundação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Entre Rios de Minas (APAE), ajudando na direção e custeio do aluguel de onde a associação funcionava.
Dada sua relevância, foi condecorada com o título de Cidadania Honorária pela Câmara Municipal de Entre Rios de Minas. Maria da Glória faleceu em 16 de abril de 2021, com 89 anos de idade.