Pelos seus 25 anos, Amsca recebe moção de aplauso na Câmara Municipal

por Eduardo Maia publicado 03/10/2018 12h25, última modificação 09/10/2018 11h21
Homenagem, de autoria do vereador Daniel Vieira (PSB), foi concedida no Plenário Francisco Marzano. Entidade conseguiu agora a aprovação da construção de 27 novas residências pelo Minha Casa Minha Vida

A Associação dos Moradores Sem Casa (Amsca) foi agraciada com uma moção de aplauso pelos vereadores de Entre Rios de Minas pelos seus 25 anos de fundação. A associação, que foi responsável pela viabilização de mais de 150 moradias a pessoas de baixa renda na zona urbana e rural, vêm desde 1993 desenvolvendo um trabalho importante para a sociedade. O autor da moção é o vereador Daniel Vieira (PSB).

Na ocasião, participaram os integrantes da associação, representados pela presidente Sandra de Assis Reis, a arquiteta Helena Marchisotti de Sousa e o tesoureiro Joãozinho. Na ocasião, agradeceram pelo apoio concedido à instituição na aprovação dos projetos de lei encaminhado pelo Executivo.

Confira as fotos e o texto da homenagem feita à entidade.

"O ano era 1993 e a Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja Católica, provocava uma reflexão sobre as condições de moradia do povo brasileiro. Naquela ocasião, um grupo de leigos passava a discutir o contexto da habitação popular em Entre Rios de Minas e se propunha a dedicar grande parte do seu tempo a um ideal coletivo: se empenhar numa luta conjunta para conceder a dignidade de se ter uma casa própria a famílias que não tinham as menores condições de tornar este sonho possível.

Passados 25 anos, completados no mês de julho, estas famílias contempladas se multiplicaram em dezenas. Foram 3 casas construídas no princípio do projeto. Depois nove. Em outro momento, 15. Mais adiante, 27. Somaram-se a estas 95 casas no Residencial Dom Luciano Mendes de Almeida, aprovado por esta Câmara em projeto de lei encaminhado pelo Executivo, finalizando agora com mais 36 moradias contempladas pelo Programa Nacional de Habitação Rural.

Todo este empenho é fruto de amplo trabalho desenvolvido não somente em seu viés de infraestrutura, físico, de construção de casas. Mas de um princípio de convívio social, de elaboração de uma política conjunta, capaz de semear o exercício da cidadania em todos os seus atos, desde uma reunião técnica às assembleias onde os associados exercem o direito à sua voz.

A Associação dos Moradores Sem Casa passa a ser mais do que uma entidade capaz de construir lares. Torna-se o abrigo de muitas famílias desamparadas, necessitadas de orientação para a garantia de seus direitos, bem como a capacitação para a geração de renda. Trata-se de um espaço de atuação de voluntários que dedicam-se à um objetivo comum: mobilizar esforços de modo a garantir a dignidade das pessoas.

De um sonho plantado na década de 90, cultivado ao longo de uma luta que resultou na construção da sede da própria entidade, no bairro Padre Vitor, e hoje se ampara dentro de uma política pública de habitação que agrega a nossa população, cabe a nós, enquanto parlamentares, enaltecer os feitos desta entidade ao longo de um quarto de século. Levar adiante um projeto que defenda o interesse social não é tarefa fácil. Manter a alegria e a disposição ao longo dos 25 anos é um atributo ainda mais difícil. Mas a Associação dos Moradores Sem Casa, nossa reconhecida Amsca, vem desempenhando esses dois desafios de modo brilhante.

Parabéns à diretoria da entidade, aqui representada pelo seu presidente, o Joãozinho. Parabéns a todo o corpo técnico aqui representado pela Helena, que diuturnamente age para tornar real o projeto de habitação popular. Parabéns à Sandra por ser esta pessoa capaz de agregar a todos os associados e defender os interesses ao longo de todo este tempo. Parabéns a todas as famílias e aos demais membros contemplados pela entidade, levada adiante sobre os pilares de inclusão social, de justiça e de cidadania, sendo diariamente sal e luz no mundo.

Convido a todos a uma salva de palmas à Amsca pelos seus 25 anos de brilhante trabalho desempenhado na viabilização da construção de moradias na zona urbana e rural."

Vereador Daniel Vieira