Poder Legislativo Municipal marca presença em reunião sobre processo eleitoral de 2024
O Cartório da 106ª Zona Eleitoral, que contempla os municípios de Entre Rios de Minas, São Brás do Suaçuí e Desterro de Entre Rios, promoveu, na última terça-feira (07), uma reunião com representantes dos partidos políticos e dos Poderes Legislativo e Executivo das referidas cidades, para tratar sobre as Eleições Municipais de 2024. A Reunião aconteceu no Fórum de Entre Rios e os vereadores Ronivon Alves (Roni Enfermeiro), Levi da Costa, João Gonçalves (Joãozinho Cricri), Franklin William (Franklin Farmacêutico) e Rivael Nunes estiveram presentes apresentando o posicionamento da Câmara diante as demandas do município. A chefe do Cartório Eleitoral, Flávia Cristina Vaz dos Santos, comandou a conversa expondo os pontos da organização, as quais precisam ser resolvidas antes que a Eleição ocorra.
O primeiro ponto levantado foi o atual estado de precariedade dos estabelecimentos públicos que servem de local de votação nas zonas rurais de Entre Rios de Minas. Inicialmente, seis comunidades foram apontadas: Camapuã de Cima; Colônia, cujo local de votação já foi até interditado pela Defesa Civil; Taquaril; Brumadinho, Ponte Funda, este último já impossibilitado de funcionamento durante as eleições de 2022.
O vereador Franklin afirmou que a reforma desses locais deve ser executada pelo Executivo Municipal e que este demanda já foi alvo de cobranças da Câmara. Por sua vez, Joãozinho Cricri informou que se reuniu com o Secretário de Obras e Infraestrutura na última segunda (06) e o mesmo, segundo o vereador, prometeu reformar o "grupo" (antiga escola da comunidade e que funcionava como sessão eleitoral) da Ponte Funda.
Dentre outras colocações, o prefeito de Desterro de Entre Rios foi elogiado por Levi e Joãozinho por ter realizado um trabalho exemplar de reformas das escolas das zonas rurais de Desterro e por comparecer na reunião. O comentário partiu do fato de que o Prefeito de Entre Rios de Minas não esteve presente, sendo representado pelo Diretor de Departamento de Transportes.
Cabe destacar que o intuito da reunião foi explanar os problemas para que propostas sejam feitas, podendo, de fato, ocorrer a reforma desses locais ou mudar as sessões para locais próximos, podendo ainda ocorrer a extinção definitiva da sessão e a transferência para zona urbana.
Caso a proposta mais viável seja a de realizar as reformas, Flávia afirma que estas devem ser concluídas até, no máximo, o início de 2024. Além dos locais de votação, foram discutidos outros pontos, como o transporte de eleitores, o planejamento e trabalho dos partidos e as datas das próximas reuniões. Cada esfera (Executivo, Legislativo e partido político) poderá montar uma comissão formada por duas pessoas e apresentar as propostas até o dia 15 de abril de 2023, que serão discutidas na reunião agendada para o dia 25 do mesmo mês.