Projeto de Lei aprovado homenageia morador da Comunidade São José das Mercês

por Lorena Sátiro, estagiária sob orientação do jornalista Eduardo Maia — publicado 23/02/2024 11h45, última modificação 23/02/2024 11h55
Iniciativa do Vereador Rodrigo de Paula Santo Silva busca atribuir a estrada rural o nome “Estrada Idalino Alves da Cunha”, homenageando ao morador da Comunidade
Projeto de Lei aprovado homenageia morador da Comunidade São José das Mercês

Trajeto da Estrada denomina por vereador. Fonte: Google Maps

Em reunião ordinária, realizada na última terça (20), foi aprovado o Projeto de Lei n° 07-2024, o qual tem o objetivo de nomear a via rural que liga a estrada da comunidade de São José das Mercês (Gambá) e dá acesso a localidade denominada “Jaleco”. O Projeto, de autoria do vereador Rodrigo de Paula Santos Silva (Rodrigo do Tico), é uma homenagem ao Sr. Idalino Alves da Cunha, morador que nasceu e cresceu na Comunidade do Gambá e ficou conhecido pela sua habilidade de ferreiro.

O Sr. Idalino é pai de 18 filhos, todos criados na Comunidade de São José das Mercês. Atualmente, quatro dos seus filhos ainda residem no local. Na época, ele era responsável pela forja de  ferragem dos carros de bois, tralhas para tropas, pelas ferramentas agrícolas, ferraduras, pregos, parafusos, fechaduras e utensílios domésticos. Além disso, também foi um mestre de folia de reis, mantendo o folclore e cultura regional, bem como alegrando as crianças com reis e pastorinhos.

Durante a sessão, o vereador Rodrigo esclareceu que foi procurado pela família do Sr. Idalino que tinha o desejo de homenageá-lo, considerando que ele tem um grande significado para a comunidade. Dessa forma, pediu o apoio dos demais vereadores para a aprovação do Projeto e diz esperar que o local seja devidamente identificado com o nome do Sr. Idalino. 

Esteve presente no Plenário o Sr. Cardoso, esposo da neta do Sr. Idalino. Aproveitou a ocasião para agradecer o empenho dos vereadores e afirmou que existe uma dificuldade dos moradores em se comunicar com as empresas de fornecimento de água, energia e internet pois a via, até então, está sem nome, dificultando a localização. Nessa perspectiva, entrou em contato com o vereador Rodrigo e aproveitou a oportunidade para homenagear o avô de sua esposa, que prestou um grande serviço a comunidade. 

O Projeto de Lei autoriza também a implantação de placas de identificação pelo Executivo Municipal. O Plano foi aprovado por unanimidade pelos vereadores e agua a sanção do Prefeito.