Paralisação das obras de reforma do campo de futebol da Mata dos Pachecos é alvo de discussão na Câmara Municipal

por Comunicação Legislativa — publicado 13/09/2022 12h32, última modificação 13/09/2022 12h32
Após repasse recebido, processo licitatório foi realizado em junho de 2019 e obras ainda não foram concluídas

A paralisação das obras de reforma e ampliação do Campo de Futebol da Mata dos Pachecos se tornou objeto de cobrança recorrente dos vereadores ao Executivo Municipal.  A reforma teve início em 2019 e ainda não foi concluída, o que vem gerando a preocupação aos moradores da região. O motivo do atraso, segundo a Prefeitura, é que as empresas responsáveis decretaram falência e o prosseguimento da reforma está condicionado a um novo processo licitatório. O certame está previsto para acontecer dia 15 de setembro, de acordo com dados publicados em Edital do Executivo Municipal no dia 29 de agosto de 2022.

Diante disso, desde 2019, os vereadores vêm encaminhando ao Executivo Municipal indicações, requerimentos e ofícios a fim de obterem respostas, além de terem realizado visitas ao local e abordado o assunto em diversas Reuniões Ordinárias. O tema já foi alvo de cobrança dos vereadores Thiago Itamar (Ted), Denis Andrade Diniz, João Gonçalves de Resende, Levi da Costa Campos, Rodrigo de Paula Santos Silva e Ronivon Alves de Souza.

As obras de ampliação e reforma do equipamento esportivo foram viabilizadas por meio de convênio com a União, cujos recursos foram repassados pelo Ministério do Esporte. Após processo licitatório executado pelo Município, em junho de 2019, a primeira colocada na Tomada de Preço nº 003/2019, Construtora JAL Eirelli, firmou contrato para a execução da obra. Porém, durante a vigência do contrato, a mesma declarou falência e a segunda colocada na Tomada de Preço foi convocada. Em 04 de agosto de 2020, a Sustentável Projetos Consultoria e Obras LTDA foi contratada. Assim como a primeira, tal empresa declarou falência antes do término da obra. Desde então, não existe pessoa jurídica responsável pela finalização da reforma.

Em abril de 2022, em Ofício nº122/GAB/2022, o Prefeito Municipal informou que até então as obras estavam 60% executadas e que havia definido, juntamente com a Caixa Econômica Federal, que seria feito a readequação do orçamento para continuidade dos trabalhos.

Mais detalhes sobre o processo licitatório no link: http://entreriosdeminas.mg.gov.br/pagina/13745/Tomada%20de%20Pre%C3%A7os