Saneamento básico e pavimentação asfáltica no Sassafrás: vereador cobra melhorias no bairro
O vereador Thiago Itamar(Ted) apresentou, na Reunião Ordinária realizada na última terça-feira (02), na Câmara Municipal de Entre Rios de Minas, o Requerimento nº 43/2023 que solicita informações acerca da revitalização do saneamento básico e da existência de um planejamento de pavimentação asfáltica no bairro Sassafrás. O pedido do vereador tem por objetivo fornecer o devido esclarecimento à população da localidade, que não tem acesso a serviços de qualidade de saneamento básico e sofrem com a poeira das ruas de terra. Durante a Reunião, o Plenário aprovou o Requerimento por unanimidade, o qual foi encaminhado para o Executivo Municipal.
No texto, o vereador ressalta que o saneamento básico, além de ser um dever do Estado, é um direito resguardado pela Constituição Federal. Para Ted, a melhora da estrutura do saneamento no bairro é indispensável para a manutenção de um meio ambiente equilibrado, bem como para a conservação de uma saúde pública de qualidade, haja vista as mais distintas doenças que são evitadas nos locais que possuem este mecanismo.
Já no que diz respeito á pavimentação asfáltica, o vereador questiona se existe um planejamento para as obras de pavimentação asfáltica e complementares e se existir, solicita o envio do cronograma à Casa Legislativa. Ele cita a importância da pavimentação para uma qualidade de vida maior dos moradores, já que melhora as condições de limpeza, o que diminui os problemas respiratórios devido à consequente diminuição do excesso de poeira nas casas. Além disso, a medida minimiza os riscos de enchente e aumenta a segurança do tráfego.
Desde o início da Legislatura, em 2021, todos os vereadores cobram por melhorias na infraestrutura do bairro através de indicações e ofícios. Dentre essas cobranças, estão a aplicação de escoria e cascalho nas estradas, assim como seu patrolamento, a revitalização da quadra do bairro, a troca de lâmpadas dos postes e o cuidado com os lotes abandonados.
A Câmara aguarda resposta do Executivo referente ao Requerimento, que deve ser encaminhada no prazo de 15 dias, em acordo com a Lei Orgânica Municipal.