Transporte escolar é tema de requerimento enviado ao Executivo Municipal após novas medidas do Governo de Minas
Foi aprovado, na última Reunião Ordinária realizada na Câmara Municipal de Entre Rios de Minas, em 07 de fevereiro, o Requerimento nº 05/2023, de autoria do presidente Ronivon Alves de Souza (Roni Enfermeiro). O documento requer do Executivo Municipal informações acerca do impacto em Entre Rios de Minas da nova medida de custeio do transporte escolar implantada pelo Governo de Minas. O documento foi encaminhado à Secretaria Municipal de Educação e aguarda a resposta.
Com as mudanças, segundo notícia publicada no portal Agência Minas, o programa terá novos critérios de distribuição, passando a adotar a quilometragem percorrida por dia, e não mais os dados per capita por aluno, como acontecia até o ano passado. Também serão levados em conta o tipo de via, o modelo do veículo, capacidade de carga e número de alunos da Educação Básica da rede pública estadual que utilizam o transporte escolar em cada rota executada.
O governador do Estado, Romeu Zema, declarou que a mudança foi feita por uma questão de justiça e o projeto foi anunciado em reunião junto aos prefeitos no dia 02 de fevereiro de 2023. O repasse de recursos será feito por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE), que visa melhorar ainda mais a qualidade do transporte escolar.
Repasse do Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE) ao município em 2022
Em 2022, o município recebeu, segundo informações prestadas no Porta da Transparência do Executivo Municipal, o montante de R$ 383.126,38 (trezentos e oitenta e três mil, cento e vinte e seis reais e trinta e oito centavos) do Programa Estadual de Transporte Escolar, que ainda operava sem as novas medidas impostas pelo governador. Tal valor foi repassado em parcelas ao decorrer do ano.