Vereadores visitam sede da COPASA em Conselheiro Lafaiete e cobram explicações sobre investimentos
Durante a 17° Reunião Ordinária, ocorrida na última terça (03), o vereador Thiago Itamar (Ted) informou à população sobre a visita que alguns vereadores fizeram à sede da COPASA, no Município de Conselheiro Lafaiete. Na ocasião, os parlamentares buscaram explicações junto à Gerência Regional da Companhia sobre as melhorias necessárias para o Município receber um abastecimento de água de qualidade. Além do vereador Ted, também estavam presentes Denis Andrade Diniz, João Gonçalves de Resende e Levi da Costa Campos.
Durante a sessão, foram expostos os principais assuntos da conversa entre o gerente geral da concessionária, Alexandre Roberto Silva e os vereadores. Os parlamentares reafirmaram a necessidade de mais investimentos da companhia, com recursos que melhorem o atendimento da Copasa na cidade. O gerente regional afirmou que a primeira etapa das obras teve início na última segunda-feira, a qual tem estimativa de conclusão no prazo de seis meses. Segundo a empresa, há previsão de que até a próxima semana, o novo poço artesiano construído no Bairro Vargem do Engenho esteja em funcionamento. O objetivo é aumentar a quantidade de água apta para o consumo na cidade.
Ademais, todo encanamento do Município será trocado, considerando o estado precário em que se encontra e o tempo em que foi implantado, antes mesmo do primeiro contrato firmado com a COPASA, em 1990. Outra melhoria proposta é a construção de um reservatório de 1.000 metros cúbicos no Bairro Santa Efigênia, o mais prejudicado com a falta de água devido à sua localização. "Quando terminarem esses primeiros seis meses, a gente já vai conseguir melhorar um pouco o abastecimento de água", acredita o vereador.
Ainda durante o debate, o vereador Rivael Nunes Machado comentou sobre o novo ponto de captação de água para tratamento que será implantado no Rio Brumado, próximo à comunidade da "Ponte Funda". Atualmente, a retirada de água do rio ocorre em local abaixo da Usina de Triagem e Compostagem do Lixo, um tema debatido até por legislaturas anteriores. Ele ainda aproveitou a oportunidade para pedir paciência à população com as obras que irão ocorrer na cidade nos próximos meses. “Peço a compreensão da população porque vai ter um transtorno, mas vai ser um bem para todos", afirma.
Por fim, após a realização das melhorias mencionadas, a COPASA afirma ter um projeto de construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) com uma capacidade maior de tratamento que atenda todo o Município.
O abastecimento de água no bairro Castro
Ainda durante a Reunião, Thiago comentou sobre o abastecimento de água no Bairro Castro. De acordo com o vereador, dois poços artesianos já foram perfurados no local, em anos anteriores, mas a concessionária encontrou Arsênio na água, um semi-metal tóxico impróprio para o consumo. Diante disso, foi feito um pedido para que um novo poço artesiano fosse furado em outro local que não tenha a presença do metal, no entanto, ainda há preocupações que o elemento tóxico esteja presente no aquífero, contaminando toda a água do bairro.
É importante ressaltar que, em abril deste ano, foi elaborado um Relatório da Visita de Campo ao ponto de captação e à Estação de Tratamento de Água (ETA) da COPASA, em funcionamento no Bairro Castro. O relatório foi redigido pela Comissão de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, presidida pelo vereador Rodrigo de Paula (Rodrigo do Tico) e composta pelos vereadores Denis Andrade Diniz (Denis da Escolinha) e Levi da Costa Campos (Levi do Montijo), com participação do vereador João Gonçalves de Resende (Joãozinho Cricri). Os parlamentares visitaram as instalações da COPASA atendendo às reivindicações dos moradores do bairro.
Para saber mais sobre o que os vereadores tem reivindicado à companhia, acesse a página especial publicada no site da Câmara Municipal de Entre Rios de Minas.