Vereadores são eleitos Prefeito e Vice-Prefeito de Entre Rios de Minas
Os vereadores Thiago Itamar Santos Villaça (Ted) e Levi da Costa Campos foram eleitos, respectivamente, Prefeito e Vice-Prefeito de Entre Rios de Minas pelo partido Avante, para governar o Município de Entre Rios de Minas entre 2025 e 2028. Com 3.964 votos, a chapa vencedora totalizou 41,34% dos votos válidos, saindo vitoriosa na sua primeira tentativa de concorrer ao Executivo Municipal. Com grande expectativa, ambos tomam posse no dia 1º de janeiro de 2025.
Thiago Itamar é vereador do Município em seu primeiro mandato. Nascido em 04 de agosto de 1995, se destacou durante a legislatura 2021-2024, ao se tornar o primeiro presidente da Câmara Municipal em 2021, reeleito no ano seguinte. Dentre os projetos executados no período, Thiago sempre defendeu a pauta da educação, especialmente vinculada à educação básica e aos estudantes universitários, o desenvolvimento econômico, a valorização dos servidores públicos e, ainda, a moralidade administrativa no decurso do mandato. Com críticas pontuais e também apoio ao trabalho do Executivo, sempre se valeu dos princípios da cordialidade e do respeito às autoridades constituídas.
Em seu trabalho enquanto presidente, realizou a 1ª Semana do Empreendedorismo, no ano de 2021, reunindo empresários, comerciantes, acadêmicos em torno da pauta do desenvolvimento de nossa economia. Também economizou recursos do Legislativo a fim de, em acordo com o Executivo Municipal, empregá-los em obras importantes como a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Residencial Dom Luciano Mendes de Almeida, no Bairro Castro, bem como no aporte ao Hospital Cassiano Campolina. Em sua gestão, também implementou, com o apoio dos demais vereadores, a transmissão das reuniões ordinárias e extraordinárias, bem como a veiculação do programa Legislativo no Ar, na Rádio 107,3FM, às quintas-feiras.
Thiago também assumiu grande protagonismo quando desempenhou as atividades de relatoria da Comissão Parlamentar de Inquérito que investigou irregularidades no custeio de cirurgias e plantões médicos no Município entre 2021 e 2022. Além disso, também assumiu a relatoria da Comissão Processante que votou pela cassação de ex-Vereador por quebra de decoro, ao final do ano de 2023. Foi integrante da Comissão de Obras e Serviços Públicos Municipais, participando de importantes investigações de obras de asfaltamento no Município, cobrando a execução de reparos em cumprimento ao prazo de garantia contratual.
Levi da Costa Campos é eleito Vice-Prefeito
Na chapa vitoriosa à Prefeitura, o vereador Levi da Costa Campos foi escolhido pelo povo para acompanhar o Prefeito eleito na Administração Municipal. Morador da comunidade do Montijo, Levi é vereador pelo segundo mandato, tendo assumido a cadeira de vereador no ano de 2017. Sua atuação sempre se pautou pela defesa dos valores do homem do campo, cobrando ações do Executivo pela conservação das estradas rurais, pela qualidade de equipamentos e pela responsabilidade do serviço público municipal, nas mais diversas esferas.
Levi foi, por duas vezes, Vice-Presidente da Câmara Municipal ao lado de Thiago Itamar, e agora assume o mesmo cargo na gestão do Presidente Ronivon Alves de Souza. No início de 2024, tomou posse do cargo de Presidente da Câmara Municipal, exercendo com afinco a função, desenvolvendo projetos importantes como a Escola do Legislativo e autorizando a contratação de empresa para a reforma do edifício sede do Legislativo. Levi também integrou importantes comissões no Legislativo Municipal, como a Comissão de Obras e Serviços Públicos Municipais, a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, bem como a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Econômico.
Ao longo do ano de 2023, também foi o relator da Comissão Processante que resultou na cassação do ex-Prefeito José Walter Resende Aguiar, após uma apuração sobre o irregularidades nos pagamentos de cirurgias e plantões médicos no Município. Sua atuação no Legislativo sempre se mostrou aguerrida e combativa, cobrando responsabilidade dos servidores e agentes políticos municipais, especialmente na qualidade do serviço a ser prestado à população.
Disputa
A vitória eleitoral de vereadores para assumir a cadeira do Executivo assume um caráter inédito na história política mais recente, embora já tenha ocorrido há algumas décadas atrás. No ano de 1973, o então vereador Silvério de Oliveira Resende, aos 31 anos, foi eleito o Prefeito mais jovem de Entre Rios de Minas após ter exercido quatro mandatos como vereador do Município. Depois dele, apenas nomes não vinculados ao Legislativo assumiram a cadeira de Prefeito Municipal mediante eleições. No caso mais recente, o então Presidente da Câmara, Vereador Ronivon Alves de Souza, exerceu o cargo de Prefeito quando do afastamento, por questões de saúde, do Prefeito Paulino Pena de Oliveira.
O Prefeito e o Vice-Prefeito eleitos tomam posse em sessão solene na data de 01 de janeiro de 2025.